Conheça as equipes participantes do Campeonato Sul-Americano de Vôlei

Cruzeiro campeão sul-americano vôlei 2016 (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

O Campeonato Sul-Americano de Vôlei 2017 começa nesta terça-feira, 21, colocando em disputa sete clubes, de cinco diferentes países. O torneio reúne três equipes já campeãs e duas estreantes no Sul-Americano. O GloboEsporte.com fez um perfil dos participantes na disputa. O Sportv.com transmite ao vivo as partidas do Sul-Americano.

>>> Confira a tabela do torneio
>>> Equipes chegam a Montes Claros para Sul-Americano de Vôlei masculino

Quase todas as peças do elenco do Montes Claros foram usadas nas duas primeiras partidas da liga (Foto: Ricardo Guimarães/GE)

Quase todas as peças do elenco do Montes Claros foram usadas nas duas primeiras partidas da liga (Foto: Ricardo Guimarães/GE)

Montes Claros Vôlei – Brasil
A equipe do Norte de Minas disputa pela primeira vez o torneio. Criado em 2009, quando foi vice-campeão da Superliga, e na sua terceira diferente gestão, a competição é a maior disputa do clube em sua história. O time do Norte de Minas, atual quinto colocado da Superliga, terá na forte torcida, que costuma lotar o Ginásio Tancredo Neves, seu maior trunfo diante dos adversários sul-americanos.

Cruzeiro – Brasil
Atual campeão Mundial, Sul-Americano e da Superliga. Na disputa Sul-Americana do ano passado, foi campeão perdendo apenas um set em todo o torneio. Venceu por 3 a 0 o Taubaté na grande final. A equipe vem embalada pela excelente campanha na liga nacional, onde lidera de forma isolada, com 53 pontos. Venceu em 2012, 2014, 2016.

Club Atlético Bohemios – Uruguai
Em 2016, ficou em terceiro do seu grupo e não se classificou para a semifinal. Disputa a Liga Uruguaia de Vôlei masculino e seu primeiro título nacional foi na temporada 2014; em 2015 e 2016 voltaram a vencer.

UPCN Volley campeão Sul-Americano 2015 (Foto: Divulgação/UPCN Volley)

UPCN campeão em 2015 (Foto: Divulgação/UPCN Volley)

UPCN San Juan – Argentina
Em 2016, o time ficou em terceiro lugar na classificação final. Mas, são bicampeões do Sul-Americano, em 2013 e 2015. Na atual temporada do Campeonato Argentino está em segundo lugar. O time já foi campeão da competição cinco vezes seguidas, entre 2010 e 2015. Disputou o último mundial de vôlei, caindo na primeira fase; já foram duas vezes terceiro lugar, em 2015 e 2014. O central brasileiro Gustavo faz parte do elenco do clube.

Bolívar – Argentina
Lidera o Campeonato Argentino de vôlei, competição que já foi campeão em seis oportunidades. Em 2010, o time foi campeão do Sul-Americano. No Mundial em 2016, o time ficou em quarto lugar. O ponteiro brasileiro Piá, com passagem por Montes Claros, compõem o elenco do clube.

Club Deportivo Unilever – Peru
Primeira participação no torneio. A maior parte do time, que ainda possui nível amador, é formada por estudantes. É o atual campeão da liga nacional, encerrada em novembro de 2016.

San Martín – Bolívia
Na edição 2016, o time perdeu seus três jogos e não passou às semifinais. É tricampeão Nacional 2014 – 2015 – 2016. O time chega a Montes Claros com recursos próprios, segundo a comissão técnica, os jogadores ajudaram a pagar a própria viagem.

Torcida do Montes Claros lotou o Ginásio Tancredo Neves (Foto: Fredson Souza/MCV)

Duelos acontecem no Ginásio Tancredo Neves (Foto: Fredson Souza/MCV)