A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais, como a gestão e a participação na Superliga com o Montes Claros Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro.

Nos anos de 2017 e 2018, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de Vôlei, competição que define o representante do continente no Mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Atualmente, o MOC Vôlei atende jovens atletas para as categorias de base do clube. Os treinamentos acontecem no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, e destinado a meninos nascidos a partir de 2006.

Em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão da instituição, e do Vera Cruz Esporte Clube, a AEESB promove as Escolinhas de Futebol, dando a oportunidade à comunidade da prática esportiva.

Apoiado e aportado pela Concessionária Eco135, contempla 80 crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos (masculino e feminino), nos municípios de Montes Claros e Bocaiuva; totalizando 160 beneficiados.

O projeto Escola de Esportes é mais um desenvolvido pela associação, com o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e via Lei de Incentivo do Governo Federal, atendendo cerca de 60 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em ambos os gêneros, atividades realizadas no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

Ainda no local, funciona o núcleo de ginástica para atender mais de 140 jovens, adultos e idosos na grande região do Bairro Monte Carmelo, com o objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida à população.

Com o intuito de proporcionar atividades físicas gratuitas para a população de Montes Claros, a AEESB promove o projeto Vida e Saúde, para atender mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, com aulas de ginástica.

Executado durante 12 meses, o objetivo é oportunizar a prática esportiva sistematizada para idosos e contribuir para a redução da ociosidade, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças crônicas e também mantendo a mente saudável. Não obstante, minimizar os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos para os idosos.

O projeto é promovido pela AEESB via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e tem o apoio da concessionária Eco135. A ação visa o desenvolvimento de idosos por meio do esporte, tendo como meta estimular a melhora na percepção corporal dos assistidos, bem como a qualidade de vida e bem-estar.

O tradicional time do Montes Claros Handebol se filiou à associação em fevereiro de 2022 e trabalhou toda a reestruturação da equipe. A entidade gestora do Montes Claros Vôlei assumiu o Handebol, se filiou a Federação Mineira e agora está junto com o grupo técnico e o gestor, que há anos vem desempenha trabalho nas quadras. Veja aqui a História completa do Montes Claros do Handebol 

Realizado pela AEESB, o Multiplataform eSports Game (MEG), maior evento de esportes eletrônicos da América Latina teve a grande final no Parque Olímpico do Rio no fim do mês de outubro, reunindo diversos competidores em partidas de CS:GO, Fortnite, Dota 2, EFootball, Clash Royale, Starcraft, Brawl Stars e Tekken 7.

A entidade promoveu a final do Super Crown da Street League de Skate (SLS), disputado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro . A skatista brasileira Rayssa Leal, a “Fadinha”, tornou-se campeã mundial. O triunfo corou um ano espetacular de Rayssa na liga mundial em 2022, vencendo as quatro etapas do SLS (Jacksonville, Seattle e Las Vegas, nos EUA, e Rio de Janeiro, no Brasil).

Em 2023, a edição final do SLS  ocorreu entre os dias 2 a 3 de dezembro, no ginásio Ibirapuera, em São Paulo. Ao fim, teve dobradinha no pódio da Liga Mundial de Skate. Giovanni Vianna faturou o título de melhor do mundo no SLS fazendo apresentação impecável e garantindo notas altas. O brasileiro atingiu 9.1 na segunda volta e completou o somatório com 8.8, 9.1 e 9.4. No feminino, Rayssa Leal, a fadinha, levantou o troféu e mostrando ainda mais a que veio.

Já em 2024, o entidade realiza as etapas do World Trail Races, a melhor experiência de conexão com a natureza do Brasil, junto à 213 Sports, vertical de esportes da V3A e  da Speed Eventos Esportivos. Sempre focada no legado sócio-esportivo, a WTR completa 10 anos em 2024 e se consolida também como uma plataforma de sustentabilidade, com ações e iniciativas que buscam preservar o meio ambiente e desenvolver a economia local das cidades por onde passa.

A AEESB promove também as Escolinhas de Voleibol Montes Claros. São 60 vagas disponíveis em cada núcleo da iniciativa, que é executada a partir da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Alencar da Silveira Jr. (PDT), via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e apoio da Prefeitura de Montes Claros. As aulas acontecem nos núcleos localizados no Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo), e no Ginásio da Escola Técnica (Bairro Alto São João).

Ainda este ano, foi lançado mais uma Escolinha de Futebol. O projeto é aportado e apoiado pela Concessionária Eco135, via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, Escolinha do Baixadão, de Bocaiuva, e o Nasa Esporte Cluble. As aulas atendem 160 crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos, que desejam aprender mais sobre a modalidade. O intuito é oportunizar o acesso gratuito à prática esportiva do Futebol de Campo para crianças e adolescentes, bem como contribuir para que os alunos tenham melhoria no desempenho escolar e proporcionar, ainda, opção de lazer e entretenimento.

Neste ínterim, a AEESB atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.

Conheça a história abaixo:

PATROCINADORES