Montes Claros Vôlei
Montes Claros é conhecida dentro do cenário esportivo por possuir a maior e mais apaixonada torcida do Brasil quando o assunto é voleibol.
Em 2014/2015, fomos detentores do maior público já registrado em Superligas. Lotamos o Ginásio Tancredo Neves com 9.045 pessoas, quase 10 mil vozes uníssonas. Em 2016/2017 esse título também foi do Moc Vôlei, o que nos enche de orgulho para bater no peito e dizer: Temos a mais apaixonada torcida do país.
Além de levar alegria ao povo norte-mineiro, o Montes Claros Vôlei tem sido, desde sua fundação, de extrema importância para a cidade, dando visibilidade a toda nossa região e levando o nome do norte de Minas para todo o Brasil e também o exterior.
O Montes Claros Vôlei também é de grande valia para a economia da cidade, a movimentação provocada pela equipe na execução do projeto durante cada temporada, gera empregos e movimenta vários setores econômicos.
Além de tudo isso, o nosso clube é 100% engajado socialmente, nas últimas 3 temporadas o Montes Claros Vôlei levou cerca de 10 mil crianças e adolescentes para assistir importantes duelos entre o MocVôlei e outros gigantes do voleibol nacional. Foram alunos de escolas públicas do Estado e do Município que puderam assistir de perto, e de graça, os seus ídolos do esporte em confrontos históricos.
Além de Servidores Públicos Municipais que também tiveram acesso gratuito aos jogos, disponibilizando assim momentos de lazer ao trabalhador. O Pequi Atômico também participou, efetivamente, de inúmeras campanhas de arrecadação de alimentos, de ajuda ao necessitados e às instituições que apoiam e lutam pelos direitos dos menos favorecidos.
Na história do Montes Claros Vôlei, grandes nomes do voleibol fizeram parte do nosso elenco, como o Campeão Olímpico, André Nascimento, o levantador Sandro; o central cubano, Isbel Mesa, o líbero Alan,o ponteiros Lizzandro Zanotti, atualmente atleta na seleção Argentina, dentre outros. Atletas experientes com passagens por grandes equipe nacionais e internacionais que deram peso ao time, e fizeram com que nosso projeto ganhasse ainda mais credibilidade dentro das disputas com equipes da elite nacional.
Após 3 temporadas de sucesso disputadas na Superliga A, em 2018/19 o Pequi Atômico deu uma pausa em sua participação na disputa da Superliga Masculina e demais competições, fechou uma parceria com o Corinthians , cedendo a vaga do Montes Claros Vôlei para disputa da Superliga na temporada, onde a mesmo sediou seus jogos na cidade de Guarulhos/SP, na Superliga Nacional.
O retorno foi especial. Após parceria com o América-MG anunciada no aniversário de 107 anos do clube tradicional do futebol brasileiro, o projeto voltou às atividades e ainda mais forte. A identificação foi imediata, com o torcedor apoiando do início ao fim. Na maior competição da modalidade, o Coelho terminou em nono lugar.
Na temporada 2020/2021, o time passou a ser chamado de Montes Claros América Vôlei, carregando, assim, o nome da cidade junto à marca do futebol. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, a equipe foi montada, seguiu todos os protocolos e jogou sem o apoio da torcida apaixonada que sempre nos acompanhava.
Em quadra, depois de permanecer três temporadas longe dos playoffs, o time conquistou a vaga com três rodadas de antecedência na fase classificatória ao terminar entre os oito melhores da Superliga.
Todo esse sucesso no cenário esportivo, a paixão dos nossos torcedores e nosso engajamento social é combustível para o projeto de Montes Claros seguir firme.
Em 2021/22, a equipe começou bem e faturou o bronze no Campeonato Mineiro, batendo na trave na chegada até a final. Na Superliga, a equipe viveu momentos de altos e baixos, sendo superado em partidas contra equipes com orçamento maior no tie-break, mostrando a força que a equipe tinha.
O elenco foi formado pelos levantadores: Henrique Adami e Cesinha; os ponteiros: Ygor Ceará, Vinícius Lersch, Rodrigo Leandro e Valdir Júnior, os centrais Gabriel Cotrim, Rafael Martins e Robinho, os opostos André Saliba e Jonadabe e os líberos Gian Moraes e Filipinho. O comando da equipe era de Henrique Furtado.
Na temporada 2022/23, o time inicia com um elenco repaginado e cheio de caras novas. O líbero Gian Moraes e o central Melqui Vieira permaneceram. 10 novos contratados vieram para fazer parte do elenco mocamericano, além do técnico multicampeão da Superliga, Marcos Pacheco. Chegaram os ponteiros Matheus Silva, Lucaian e Diego Negrón, o líbero Pedro Mococa, os opostos Osniel Gonzalez e Breno, os levantadores Índio e Jó, os centrais Symon e Alesson. Fizeram parte do plantel o oposto Luiz Henrique, o levantador Cláudio Bento, oscentrais Murilo Sgorlon e Luiz Henrique Sopschuk, além do ponteiro Douglas Bueno.
Ao fim da temporada, o Coelho arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos, beneficiou mais de 30 instituições filantrópicas da cidade, ofereceu acesso gratuito ao ginásio para mais de 20 mil alunos de escolas pública e gerou mais de 50 empregos diretos e 100 indiretos, movimentando a economia local é regional.
Em 2023, o Montes Claros atingiu a marca de 10 temporadas consecutivas na elite do voleibol brasileiro sob a gestão do empresário, professor e mestre Andrey Souza. o Coelho é a quinta mais antiga da competição, ficando atrás somente do Sesi–SP, Campinas-SP, Sada Cruzeiro-MG e Minas Tênis Clube-MG.
Além de levar alegria e lazer ao torcedor mocamericano, tem sido de extrema importância para a cidade. São mais R$ 1 bilhão gerados ao longo destas temporadas em mídia para o município, dando visibilidade a toda nossa região e levando o nome do Norte de Minas para todo o Brasil e mundo afora.
O nosso clube é 100% engajado socialmente e, durante todos esses anos, já levou ao Caldeirão cerca de 260 mil torcedores, sendo 100 mil desses crianças e adolescentes que assistiram importantes duelos contra outros gigantes do voleibol nacional.
MOC Vôlei não é só esporte, mas também ergue a bandeira da solidariedade. Com isso, realizamos ações sociais e clínicas nas escolas para fomentar o esporte na vida dos nossos jovens.
Em nossos jogos como mandante, promovemos campanhas de arrecadação de donativos. Já foram mais de 50 entidades filantrópicas atendidas na cidade e região e mais de 350 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos à famílias carentes e instituições sociais.
Em quadra, feitos importantes como diversas classificações aos playoffs da Superliga e realização de eventos continentais, como os Sul-Americanos de 2017 e 2018, onde Montes Claros foi sede.
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, há poucos anos, a equipe foi montada e deu sequência às atividades, conquistando o objetivo à época.
Recentemente, consolidamos os trabalhos com a categoria de base e realizamos vários sonhos de jovens de ingressarem no esporte. Com pouco mais de um ano de trabalho, as equipes sub-15, 17 e 19 defendem a hegemonia no Norte de Minas, vencendo ligas e campeonatos.
Em 2024, o Sub-16 do Montes Claros Vôlei disputa o Campeonato Brasileiro Interclubes, competição que terá, pela primeira vez, uma equipe do norte do estado.
Todo esse sucesso no cenário esportivo, a paixão dos nossos torcedores, o apoio dos patrocinadores e nosso engajamento social são combustíveis para o projeto do Montes Claros Vôlei seguir firme.
Na temporada 24/25, será o momento de reconstrução. O Montes Claros Vôlei disputará a Superliga B e aposta em um elenco jovem unido à experiência do técnico Talmo OIiveira.
Além do Talmo, a comissão técnica será formada pelo auxiliar Vinícius Fernandes, os supervisores Guilherme Andrade e Fábiou Heusi, os preparadores físicos Deividy Cedson e Paulo Ricardo e os fisioterapeutas Jomar Almeida e Walter Luiz.
Dentre as contratações para colocar MOC na elite do voleibol nacional, estão os opostos Lucas Borges e Renan Macedo, os levantadores Tomas Dileo e Gustavo Nicomedes, os centrais Glauber Moreno e Caio Rosa, os ponteiros André Ludegards, Bruno Guilherme, Bryan Boll e Lucaian Pereira (este que retorna ao projeto). O líbero Diego Santos e Melqui Viera são remanescentes e renovaram com o Clube.
O jovem líbero Bruno Toneli e o levantador Pedro Henrique, da base do MOC, estão tendo oportunidade junto ao time profissional. Por fim, o são-franciscano e ponta Lucas Vignoli será avaliado durante a temporada.
Confira nossos títulos dentro das competições disputadas
LINHA DO TEMPO DO VÔLEI EM MONTES CLAROS
2023/24 – 6º Lugar no Campeonato Mineiro
2022/23 – 10° Lugar na Superliga
2022/23 – 5° Lugar no Campeonato Mineiro
2021/22 – 9º Lugar na Superliga
2021/22 – 3º Lugar no Campeonato Mineiro
2020/21 – 7º Lugar na Superliga
2019/20 – 9º Lugar na Superliga Nacional
2019/20 – 3º Lugar no Campeonato Mineiro
2017/18 – 7º Lugar na Superliga
2017/18 – 3º Lugar no Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei
2017 – 1º lugar no Desafio do Interior
2017 – 4º lugar no Sul-Americano
2016/2017 – 5º lugar na Superliga
2016-2017 – 3º colocado no Campeonato Mineiro
2015-2016 – 5º colocado na Superliga
2015-2016 – 3º colocado no Campeonato Mineiro
2014-2015 – 3º colocado no Campeonato Mineiro
2014-2015 – Retorno aos Playoffs da Superliga após 4 anos
2014-2015 – 7º Colocado Superliga
2014-2015 – 7º Colocado Copa do Brasil
2014-2015 – 3º Colocado Campeonato Mineiro
2010-2011 – Campeã da Copa Cimed
2010-2011 – 3º Colocado Campeonato Mineiro
2011-2012 – 10º Colocado na Superliga
2010 – Em um ano difícil para a equipe, classificamos entre os três primeiros da Superliga. Nessa época, com confrontos emocionantes e ginásio cheio, ganhamos um rival interessante, o Sada Cruzeiro. Numa final inédita e eletrizante entre Montes Claros e Cimed/Malwee, saímos como vice-campeões da competição.
2010 – Equipe recebe aportes da iniciativa pública e privada e passa a se chamar Bonsucesso/Montes Claros a partir da parceria com o banco Bonsucesso.
2009-2010 – Campeão Mineiro
No fim de 2009, em novembro, a equipe norte-mineira conquistou o seu principal título: Campeonato Mineiro de Voleibol contra o Cruzeiro e o Minas.
Ainda em 2009, o time participou do Desafio Globo Minas e sagrou-se campeão com uma vitória emocionante, de virada, por três sets a um sobre o Sada Cruzeiro.
2009 – Campeão Desafio Internacional
2009-2010 – Sensação da temporada
2009 – Campeão do Desafio Globo Minas
2009 – Vice-campeão da Copa Banco Província de Vôley, na Argentina
2009 – Campeão no Circuito Internacional de Vôlei
2009 – Vice-campeão da Superliga de Vôlei 2009/2010
2009 – Campeão Mineiro de Voleibol
2009 – O Montes Claros/Funadem, em sua primeira turnê internacional, conquistou o vice-campeonato da Copa Banco Província de Vôley, na Argentina. Foram cinco jogos em Buenos Aires, um amistoso e mais quatro jogos. O torneio teve a participação do Drean/Bolívar, Boca Juniors e do SOS/Villa María.
2009 – Com elenco invejável e com a força da torcida, a equipe tem rápida ascensão e se sagra Campeã no Circuito Internacional de Vôlei, em Agosto de 2009. A forte equipe venceu as três partidas disputadas com o Sada Cruzeiro e a Seleção da Argentina Sub-21. Os Guerreiros começavam a surgir!
2009 – Criação do Montes Claros/Funadem, em julho de 2009
2009 – Primeira formação da equipe, que foi convidada pela CBV para disputar a sua primeira competição oficial, a disputada Superliga 2009/2010.