O projeto MOC Esporte, desenvolvido pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) em parceria com o Montes Claros Handebol, oferece aulas gratuitas de handebol para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. A iniciativa, que aposta na transformação social através do esporte, amplia as ações com a modalidade.
As aulas de handebol são ministradas em dois núcleos esportivos, um na Escola Simeão Ribeiro e outro no Ginásio Ana Lopes, com 60 vagas disponíveis em cada local.
Para quem acompanha o trabalho do MOC Esporte, a parceria é destacada como promissora. Oliveiros Barbosa, diretor da Escola Estadual Simeão Ribeiro, considera a ampliação da modalidade com algo positivo e destaca o impacto do projeto na instituição. “Para nós, é uma satisfação e queremos aumentar essa parceria. [Ela] trouxe frutos para a nossa escola, vários alunos procuraram após essa parceria do vôlei na nossa escola. Agora, temos o handebol. Então, sim, queremos somar cada vez mais na vida dessas crianças”, disse.
Para além de aprender uma modalidade esportiva, o Projeto MOC Esporte insere as crianças e os adolescentes em um convívio lúdico e educativo.
“ A gente sempre tenta alertar para todo mundo sobre a importância do esporte de base não só para a criação do atleta, mas também para a criação de ser humano”, explicou o professor Paulo Henrique.
Segundo o técnico Lucas Nagem, a prática do esporte é fundamental para a formação de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.
“É uma oportunidade única de trazer o esporte para as crianças, com uma oportunidade de evolução física, esportiva, social”, detalhou.

Foto: Divulgação.
A iniciativa já está sendo abraçada pela comunidade. Miguel Rosário, aluno do Núcleo Escola Estadual Simeão Ribeiro, disse com entusiasmo “eu achei o uniforme muito bonito. Agora, dá para jogar uniformizado. O projeto é pra gente que só fica em casa fazer atividades físicas”, comemorou.
O aluno Davi Felipe destacou a oportunidade de fazer novas amizades. “É muito bom fazer parte do projeto, conhecer novos amigos e fazer handebol“.

Foto: Divulgação.
Pais e responsáveis, como Valdete Marques, já veem uma mudança na rotina e disposição dos filhos. Para ela, as aulas de handebol têm ajudado a reduzir o tempo de tela e melhorar o bem-estar da filha
“Realmente, ela estava nas telas demais. Estava prejudicando demais. Esse projeto chegou em uma hora maravilhosa pra mim. Até me empolguei mesmo de me esforçar, de sair do serviço, o cansaço até dá uma amenizada pela empolgação dela de poder estar no projeto maravilhoso”, destacou.
Sofia Marques é aluna do Núcleo Ginásio Ana Lopes e está empolgada com o esporte. “Eu gosto muito de handebol, é um dos meus esportes favoritos e é muito bom fazer handebol porque faz bem pro meu corpo né eu gosto bastante”, vibrou.
Para o aluno Heitor Miguel, que antes só jogava futebol, o projeto foi uma oportunidade de descobrir novas habilidades. “Antes eu jogava o futebol agora o handebol, e eu gostei muito desse esporte. Ele é muito bom aprendi muitas coisas novas”, disse.

Foto: Divulgação.
Para mais informações sobre os documentos necessários para matrícula e os turnos das aulas nos núcleos, entre em contato pelo número (38) 9 9174-0201 ou pela página do Instagram da AEESB.














