A Seleção Brasileira de Novos brilhou na decisão da Copa América de Vôlei Masculino 2025 e levantou a taça em grande estilo neste domingo (29). Jogando com energia e talento, o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/15 e 26/24, e garantiu o título da competição, realizada em solo brasileiro, no Ginásio Divino Braga, em Betim.
O destaque da final foi o ponteiro e capitão Paulo, que não apenas liderou a equipe com garra e vibração em quadra, mas também foi eleito o MVP do torneio. Com 12 pontos na decisão, ele foi fundamental para empurrar a equipe rumo ao ouro.
“Está em casa é maravilhoso. Chamar a torcida, comemorar, brincar, se divertir. Foi o que eu estava fazendo ali, chamando o nosso time. E todo o ponto que a gente fazia, a gente fazia isso, juntava, chamava a torcida. Acho que isso dá uma energia boa. Quando você vibra, você expõe o que está sentindo. É força, é raça”, declarou Paulo após o título.
Mesmo com as principais seleções disputando a Liga das Nações, tanto Brasil quanto Argentina apostaram em elencos jovens — compostos por atletas das categorias sub-23 e sub-26. Denis Cabaña, da Argentina, foi o maior pontuador da final, com 14 pontos, mostrando o talento da nova geração sul-americana.
O Brasil teve ainda outros destaques individuais reconhecidos pela organização: Pietro (Melhor Central 1º), Bieler (Melhor Levantador), Luiz Ricardo (Melhor Líbero) e o próprio Paulo, também eleito o Melhor Ponteiro 2º. A seleção dos melhores contou ainda com Salazar (Argentina), Pablo Cesar (Argentina), Willner (Venezuela) e o chileno Parraguirre, que mais uma vez brilhou, apesar da derrota de sua equipe.
A medalha de bronze ficou com a seleção da Venezuela, que bateu o Chile por 3 sets a 1 (22/25, 25/15, 25/22 e 26/24), em um duelo marcado pelo equilíbrio. O capitão Willner foi o nome do jogo, anotando 23 pontos e conduzindo os venezuelanos ao pódio.
Sob o comando do técnico Fabiano “Magoo” Ribeiro, o elenco brasileiro campeão foi formado pelos levantadores Bieler e Gustavo, os opostos Sabino e Samuel, os ponteiros Léo Lukas, Gabriel, Amorim e Paulo, os centrais Geovane, Witallo, Pedrosa e Pietro, além dos líberos Luiz Ricardo e Matheus Pássaro.
A Copa América de Vôlei 2025 é uma realização da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), patrocinadada pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) com e apoio da Prefeitura de Betim.