Vida & Saúde: AEESB lança projeto que oferece aulas gratuitas de ginástica em Montes Claros

A Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) está com as atividades a todo vapor e lançou, de forma oficial, nessa quarta-feira (13), mais uma iniciativa em Montes Claros, o Projeto Vida & Saúde. O intuito é proporcionar atividades físicas gratuitas para a população montes-clarense, atendendo mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, com aulas de ginástica em quatro núcleos.

O sedentarismo é o quarto fator de risco mais importante para a mortalidade precoce por todas as causas, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Gestor da AEESB, Andrey Souza, destaca o papel da associação.

Fotos: Thales Mendes

“A AEESB busca de alguma forma levar esse acesso às comunidades carentes, que tem oportunidade ao lazer e uma atividade física orientada. Sabemos a grande dificuldade. O mundo moderno só nos dá qualidade de vida e sedentarismo, então, a gente vem para buscar motivar essas pessoas para a prática de atividade física. Buscamos através de projetos desta natureza trazer qualidade de vida, socializar essas pessoas, alegrar e prestar o social que a AEESB tem como dever na sociedade”, disse.

Desenvolvido pela AEESB, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), o Vida & Saúde tem o apoio da concessionária Eco135. A ação visa o desenvolvimento de idosos por meio do esporte, tendo como meta estimular a melhora na percepção corporal dos assistidos, bem como a qualidade de vida e bem-estar.

“O nosso projeto funciona como apoio em todas as comunidades ao longo do trecho concessionado da Eco135. A gente apoia projetos incentivados e campanhas em parcerias com empresas da região, de todas as comunidades lindeiras. Para nós, o principal é o crescimento sustentável e desenvolvimento da população”, falou a integrante do Comitê de Sustentabilidade da Eco135, Ana Maria de Oliveira.

Para a coordenadora Alessandra Ribeiro, a ideia é manter os núcleos ativos e trazer mais pessoas para participar. “Chega o projeto vida e saúde, uma junção extremamente importante. Saúde física e emocional, assim como a convivência entre elas. Os dados nos mostram a importância da continuidade desses projetos. Essa é a preocupação da AEESB”, explicou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AEESB (@aeesb_)

De olho na saúde da mulher

Durante o lançamento, a entidade realizou a entrega dos uniformes e promoveu uma palestra sobre a saúde da mulher com a terapeuta sistêmica Amélia Durães.

“Falamos o quanto a saúde emocional reverbera no corpo físico da mulher. Não só da mulher, mas de todo ser humano. Em especial, é um olhar que precisamos ter para as mulheres, pelas questões hormonais, de maternidade. Tudo isso reverbera”, contou.

Ainda segundo a OMS, até 2050, o número de pessoas idosas representará um quinto da população mundial. Isto é, o mundo terá 2 bilhões de pessoas na melhor idade; ou seja, com acima de 60 anos. Ciente da missão de melhorar o condicionamento das alunas, o professor Christian falou dessa responsabilidade

“É com muito entusiasmo que estou iniciando as aulas de ginástica. Com isso, percebo que estou mudando os hábitos de vida dessas pessoas. Estou melhorando a qualidade de vida delas. Elas acordam todos os dias com outra perspectiva, querem resultado, como diminuir o uso de remédios. As pessoas conseguem controlar a pressão, dormir melhor e dar mais atenção às atividades diárias”, destacou.

Quem já faz parte da turma, agradece. “Parabenizo os envolvidos nesse projeto e que tem apoiado. Para nós, é de suma importância, pois não se trata simplesmente de perca de peso, mas de qualidade de vida. Eu sou hipertensa e o projeto tem contribuído muito para uma qualidade de vida melhor. Não só para mim, mas para as demais companheiras também”, ressaltou a empreendedora Elaine Marques.

A dona de casa, Olívia Gomes, já se sente melhor e está cada dia mais disposta. “Eu estou gostando demais. Mudei a alimentação, a saúde e vamos seguindo as orientações do professor. Ele preocupa com a saúde da gente, da alimentação e aprendemos a seguir as orientações dele”, elogiou.

Para a presidente do Bairro Vila Sion, o Vida & Saúde chegou em boa hora para a comunidade. Ela aproveita para agradecer a todos pelo empenho e por proporcionar atividade física ao moradores. “Como sempre foi um sonho da gente ter a ginástica na escola, agradeço ao professor, o diretor da escola e associação que está com este trabalho. Só temos a agradecer”, frisou.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do número (38) 9 8402-9761, por meio de preenchimento da ficha de cadastro, com documento comprobatório de registro no ensino formal.

Núcleos

As turmas são divididas em quatro núcleos, no matutino e noturno, com dias e horários específicos. Confira abaixo:

Matutino

– Primeiro núcleo

Local: Escola Estadual Secundino Tavares

Endereço: Avenida Oldemar Santos, 160 – Panorama II

Dias: Segunda, quarta e sexta-feira

Horário: das 6h às 7h

 

– Segundo núcleo

Local: Associação São Geraldo

Endereço: Avenida Barão de Campinas, número 86 – Jardim São Geraldo

Dias: Terça, quinta e sábado

Obs.: Em execução

Horário: das 6h às 7h

 

Noturno

– Terceiro núcleo

Local: Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves

Endereço: Avenida Belo Horizonte, S/N – Regina Peres, Monte Carmelo

Dias: Segunda, terça e quinta-feira

Horário: das 19h30 às 20h

 

– Quarto núcleo

Local: Escola Salvador Filpi

Endereço: Rua José Maria Silva, 211 – Vila Sion

Dias: Segunda, quarta e sexta

Horário: das 18 às 19h

Sobre a Eco135 – A Eco135 administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. São 363,95 quilômetros de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o município de Montes Claros. Durante os 30 anos de concessão, serão investidos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e 1,5 bilhões em serviços operacionais. Para mais informações www.eco135.com.br