Evento 12h de Handebol reúne quase 200 participantes em Montes Claros

Disputa saudável e muita festa. Foram assim as 12h de Handebol, evento promovido pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), Prefeitura de Montes Claros e pelos alunos do 5° período do curso de Educação Física/Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Realizado nesse sábado (15), das 9h às 21h, no ginásio Professor Darcy Ribeiro (Praça de Esportes).

Em um ambiente alegre, divertido e com muita música, quase 200 participantes marcaram presença, puderam atuar e rever os amigos.

Quem foi, viu uma chuva de gols, com belas jogadas das equipes verde e branca, que protagonizaram embates de tirar o fôlego. Placar final de 339 a 311 para o time branco.

Inserir a nova geração no esporte é uma das propostas do 12h, que tem a Mercês Silva como uma das organizadoras. Ela conta que o momento atual, quando o medo paira sobre o ambiente escolar, a intenção é, inclusive, tirar essa geração dos smartphones.

“Com relação ao período que estamos vivendo no âmbito escolar, propomos colocar a juventude no esporte. O Handebol trouxe aos jovens a prática esportiva. Ficamos dois anos parados por causa do período pandêmico, mas voltamos a todo vapor”, disse.

Mercês comemorou o sucesso obtido e espera manter para as próximas atividades a serem promovidas na cidade.

“Foram mais de 180 inscritos, superando as nossas expectativas. Tivemos participantes de nove anos até o Máster e conseguimos atingir todo o público não só de Montes Claros, mas da região. Graças a Deus foi um sucesso e que possamos dar sequência à prática esportiva de Montes Claros”, finalizou.

De geração a geração

Mãe da atleta Ana Lívia, Bianca D’angelis esteve pela primeira vez acompanhando a filhota, que deu um show de atuação em quadra. “Um evento maravilhoso. É muito emocionante ver a minha filha jogando e fazendo parte do 12h. Já fui jogadora, e estou muito emocionada que, mais uma vez, o Montes Claros está fazendo esse evento” contou.

Heitor Henrique foi um dos participantes participou da categoria pré-mirim. Ainda tímido para falar, disse que gostou do momento na companhia da família e ficou feliz em conhecer novos amigos.

“Foi ótimo. Sempre quis jogar handebol. Eu sempre gostei de ver o meu pai e a minha mãe jogar. Hoje, pude fazer novas amizades. Foi muito bom”, falou.

Da geração de Francis Almeida, organizadora, a ex-atleta Clarice Rodrigues esteve ao lado do marido no Darcy Ribeiro, local onde frequentou desde os 12 anos.

Juntos, acompanham todos os trabalhos da modalidade desempenhados na cidade. Das arquibancadas, torceram a cada lance do filho.

“Os nossos três jogam. Valorizamos muito o esporte porque é um diferencial para a juventude agora. Sempre os incentivamos”, explica.

Já o esposo, Paulo Lacerda, que atuou no Montes Claros Tênis Clube (MCTC) e foi árbitro, disse, em tom nostálgico e de agradecimento, o sentimento de estar presente no ambiente onde passou.

“Passei metade da minha vida na Praça de Esportes. Acho muito importante ter esses eventos mesmo com todas as dificuldades que têm e diante de tudo o que tem acontecido. Temos que louvar o que Mercês e Francis têm feito aqui pelo Handebol de Montes Claros”, disse.

Homenageado do dia

Sempre disposto a contribuir com o projeto, Gutemberg Rocha teve participação importante além da função de atleta.

Ajudou com transporte, dinheiro, pagamento de inscrições e sempre incentivou a nossa modalidade. Por isso, na reta final do evento, foi agraciado com uma singela homenagem.

Begão, como é carinhosamente conhecido, recebeu das mãos do parceiro do Montes Claros Handebol/AEESB, Afonso Contador a dedicatória.

“Eu me sinto honrado pela homenagem. O tempo todo o Handebol trabalhou junto. A gente ajudava na medida do possível já que tínhamos muitas dificuldades. Agora, vemos que estamos colhendo frutos. É uma geração boa, nova e ficamos satisfeitos com isso”, agradeceu.

O 12H

O 12 Horas de Handebol foi promovido pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) junto ao Dale Hand e o Portal de Notícias Webterra. Contou com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, da Federação Mineira de Handebol (FMH) e dos acadêmicos do 5° período de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Foi patrocinado pela Casa Amaral, Maria Clara Psiquiatra, Cinthia Lopes, Madeirão, Villa 61, Autoescola Ápice, JR Alkimim Veículos, Afonso Contador, Mariana Lucena, Fazenda Moinho, Sportbet Trader Esportivo e Loteria Pé Quente.