Jovens do Instituto Avante Social visitam treino do MOC Vôlei e conhecem rotina do esporte de alto rendimento

Jovens atendidos pelo Centro Socioeducativo de Montes Claros, participantes do programa Avante Social participaram, nessa quinta-feira (11), de uma visita especial ao treino do MOC Vôlei. A experiência proporcionou aos adolescentes um primeiro contato com a rotina de um time profissional e com o ambiente do esporte de alto rendimento. Eles foram acompanhados pela profissional de educação física Nagylla Rodrigues Borges, responsável por viabilizar o momento.

“A visita foi extremamente enriquecedora. Os jovens puderam observar de perto a rotina de atletas de alto rendimento, compreender a importância da disciplina e perceber que o esporte pode abrir portas reais. Em relatos feitos pelos adolescentes, foi a primeira vez que puderem ter acesso a esse ambiente e que estava fascinados como era tudo muito interessante”, contou Nagylla.

A profissional destacou ainda o impacto positivo da experiência. “Foi um momento de inspiração, motivação e encantamento, foi a primeira vez que tiveram contato como um ambiente profissional, como os jogadores treinam e como a dedicação diária faz diferença. A atividade reforçou o propósito do programa e mostrou aos atendidos que sonhos podem ser alcançados com esforço, foco e persistência”, reforçou a profissional.

Segundo Nagylla, o Avante Social é um programa voltado para o desenvolvimento de adolescentes e jovens atendidos pelo Centro Socioeducativo, por meio do esporte, da educação e da convivência saudável.

“O objetivo é oferecer suporte social, estímulo à prática esportiva e oportunidades que ampliem a visão de futuro dos jovens atendidos. Além das atividades esportivas regulares, o programa promove ações formativas, culturais e visitas técnicas para aproximar os participantes de realidades que inspiram e motivam”, relata.

Ainda de acordo com a educadora, o projeto tem o objetivo de atender todos os adolescentes lotados na unidade. No caso da unidade de Montes Claros, atualmente são atendidos 73, com previsão de atendimento a 80 adolescentes para o ano de 2026.

“O funcionamento do programa envolve o acompanhamento regular dos jovens em atividades esportivas orientadas por profissionais de educação física. As aulas são voltadas para socialização, superação de limites, desenvolvimento motor e disciplina; além de acontecer uma avaliação contínua, observando evolução, participação, comportamento e necessidades de cada atendido. O objetivo é usar o esporte como ferramenta de transformação pessoal e social”, destacou.

O papel do esporte na vida desses jovens

O esporte tem um papel fundamental na construção da identidade, autoestima e disciplina dos adolescentes. “É uma forma de afastá-los da vulnerabilidade social, além de desenvolver responsabilidade e senso de pertencimento.
Além de fortalecer a parte física, o esporte ensina trabalho em equipe, respeito mútuo e superação. Para muitos adolescentes, o esporte é mais que uma atividade: é um espaço seguro, motivador e cheio de oportunidades”, finalizou Nagylla.

O Centro Socioeducativo em Montes Claros estão localizados na Rua Agente Daniel, 199 – Distrito Industrial, Montes Claros. Saiba mais em https://avantesocial.org.br/.